terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mercado Catarinense de Plantas Ornamentais

Mercado Catarinense de Plantas Ornamentais


O desenvolvimento do mercado de flores e plantas ornamentais tem mantido um crescimento consistente de mais de 10 % ao ano , nos últimos 20 anos, de acordo com dados do Ibraflor ( Instituto Brasileiro de Floricultura) Santa Catarina tem um lugar de destaque entre os produtores nacionais e os seus produtos são comercializados principalmente, alem de no próprio estado, nos estados do RS, PR, SP, BA e com menor presença em RJ, GO e MG.

A atividade que inicialmente era familiar e pouco profissionalizada, tem mostrado um forte desenvolvimento, a partir de iniciativas como o Projeto Flora Brasilis Santa Catarina, parceria entre o SEBRAE /SC, o SENAR /SC, a EPAGRI, a Associação Mercaflor e a APROESC. O que tem permitido um crescimento estruturado e apoiado técnica e gerencialmente.

O aumento do mercado e a necessidade da especialização da produção fazem que os produtores precisem ter capacidade técnica para produzir maiores volumes de produção e partir de técnicas mais modernas e de novos parâmetros de produção.

Para poder realizar a transição do modelo atual ao modelo proposto, se faz necessário a implantação de novos matrizeiros, de plantas mães, que permitam produzir uma maior quantidade de mudas em menor tempo, os matrizeiros poderiam ser implantados a partir da própria produção dos produtores, porem isto implicaria alem de ter que dedicar uma parte da produção ao aumento do matrizeiro e por tanto uma redução das vendas e um tempo para obtenção do matrizeiro muito longo, porque só poderia ser feito a partir das pequenas quantidades de que o produtor dispõe.

A aquisição de matrizes de novas espécies, permitirá ao produtor catarinense diversificar a sua produção em grandes volumes num espaço de tempo menor e ter condições de enfrentar em melhores condições o mercado, cada vez mais especializado e competitivo.

A aquisição também de uma quantidade maior de matrizes de espécies atualmente em produção e por tanto consolidadas no mercado, permite repor estoques e recuperar a variabilidade genética dos matrizeiros, melhorando a qualidade do produto e reforçando a fito sanidade dos viveiros, reduzindo a sua vulnerabilidade, frente ao ataque de pragas e doenças.

Nenhum comentário: